5 características indispensáveis ao policial militar

Curiosidades

5 características indispensáveis ao policial militar

Eli
Escrito por Eli
7 min de leitura
Junte-se a várias pessoas que se preparam para a carreira na PM

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

5-características-indispensáveis-para-um-policial-militar-2 5 características indispensáveis ao policial militar

Geralmente quando estamos nos preparando para um concurso para a PM focamos somente nas provas e no preparatório. Isso é normal e nem um pouco condenável. Mas e depois de aprovado? Algumas características são indispensáveis ao Policial militar. Neste post vamos falar sobre isso, ok?

Lembrando que depois da reforma da previdência o tempo de serviço passou de 30 para 35 anos de ativa. É um bom tempo para trilhar na carreira. E o sucesso ou fracasso dependem de uma série de fatores que vamos oportunamente abordar.

Por hora separamos as 5 características indispensáveis ao Policial militar. Você deve estar se perguntando, são só cinco? Não, claro que não. São várias as características, mas existem aquelas que sempre estão em uso constantemente na nossa profissão.

Fique atento pois dificilmente lerá um conteúdo tão direcionado como este. Espero que gostem ao ponto de curtir ou deixar um comentário ao final. Vamos às características mais impostantes para o policial militar.

Lembrando que essas capacidades são plenamente exercitáveis, quer dizer que uma vez que você não identifique uma destas características como sendo sua , é bem possível aprende-las e colá-las em prática.

Outra coisa bem importante é que tais características fazem parte do perfil de quem exerce liderança. Ou seja, você durante sua carreira terá indubitavelmente de em algum momento que ser líder. Então por que já não ir ser familiarizando com isso? 😉

5 características importantes para um PM

Resiliência

Sabe aquele obstáculo que você pensa que não consegue superar? Todos temos momentos difíceis em que pensamos em desistir e não seguir avante. Mas dentre nós existe aqueles que mesmo assim não se entregam e seguem buscando superar os obstáculos. Isso é ser resiliente.

Se pararmos para pensar isso tem tudo à ver com a carreira policial militar. Dado sua atividade fim o policial geralmente avança rumo ao perigo em quantos as demais pessoas recuam e procuram abrigo. Por mais difícil que pareça a situação o policial persiste.

Flexibilidade

Podemos entender por flexibilidade a capacidade de se adaptar as mais diversas situações que o cotidiano na PM te impõe. Talvez uma das mais difíceis de se dominar, pois nos tira da zona de conforto em que estamos.

Isso nos força as vezes a rever posicionamentos, a vislumbrar novas possibilidades e não resistir às mudanças.

Comprometimento

Essa é muito importante. Mas se pensar bem, em nenhuma profissão são admissíveis pessoas descompromissadas. Não é?

Agora um policial militar que está na corporação apenas para cumprir sua jornada de trabalho, sem ter interiorizado sua importância o por isso não tem compromisso é intolerável.

Acreditar na causa ou na importância de sua atividade é o primeiro passo para gerar o comprometimento.

Caráter

Ter a capacidade de agir conforme seus princípios morais e conforme o código de ética da corporação fazem parte do caráter do PM.

Juntamos a isso a valorização da verdade e de condutas mais acertadas. Não adianta você ser correto nas suas ações, você precisa demonstrar pela sua postura que é uma pessoa de bom caráter.

É justamente na adversidade que se nota a diferença de uma pessoa com caráter. Enquanto uma assume responsabilidades e busca soluções outra se esquiva atrás de mentiras e desculpas.

Iniciativa

Ter a coragem de agir diante de uma necessidade ou desejo é a melhor forma de entendermos o que é a iniciativa. E mesmo errando o bom policial não se permite abater pelo erro e persiste na tentativa de resolver determinada demanda.

A iniciativa na carreira policial militar pode chegar a ser vital. Em frações de segundos o policial tem que tomar decisões que podem salvar vidas de outras pessoas ou a dele mesmo.

A iniciativa é também chamada por alguns militares de proatividade. Ou seja, empreender esforço para que algo aconteça, bem como assumir a responsabilidade pelo processo todo.

Lembrem quanto mais iniciativa menos será necessário a cobrança por parte dos superiores. Claro que a iniciativa deve estar amparada por outros fatores como; Conhecimento profissional, empatia, comunicação, adaptabilidade, competência….

Espero que tenham gostado de saber essas 5 características indispensáveis ao Policial Militar. Claro que temos muitas outras curiosidades que iremos compartilhar logo logo.

Agora que você terminou sua leitura não esqueça de curtir ou compartilhar nosso conteúdo. E caso tenha alguma dúvida ou sugestão use o espaço dos comentários abaixo para falar conosco.

Se você está se preparando para o concurso da PMGO tem esse outro artigo que pode ser muito útil com os 10 melhores posts com dicas de organização de rotina de estudos.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *